Relatório de avaliação
O programa
‘Materializar a Palavra’ expõe o desenvolvimento do projeto de parceria entre o
Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes
e o Serviço Educativo Portátil da
Culturgest, através da mediação do colaborador e artista Nuno Bernardo, sob
esse mesmo tema – Materializar a Palavra.
Objetivo
Dar corpo à
“palavra” através da ligação de manifestações
artísticas diversificadas.
Portefólio
Intervenientes
Escola /
Docente
|
Ano de
Escolaridade
|
Nº de
alunos
|
|
EB António Torrado
|
|||
Cândida Morgado
|
1º Ano
|
22
|
|
Fátima Filipe
|
Pré
|
24
|
|
EB de Chainça
|
|||
Aldina Anastácio
|
2º Ano
|
20
|
|
Cristina Carias
|
2º Ano
|
19
|
|
Isabel Custódio
|
4º Ano
|
21
|
|
Lurdes Batista
|
4º Ano
|
21
|
|
Henriqueta Cardoso
|
Pré
|
25
|
|
EB de Rio de Moinhos
|
|||
Isabel Trindade
|
3º Ano
|
20
|
|
Escola Dr. Manuel Fernandes
|
|||
Leonor Aivado
|
8ºD
|
26
|
|
Anabela Diogo
|
Professora
bibliotecária
|
||
José Lourenço
|
Professor
bibliotecário
|
Dinamizadores
Artista Nuno
Bernardo
Docentes das
turmas
Professores
bibliotecários
Processos utilizados
Técnicas de
animação
Leituras em voz alta
Brincar com as palavras
Pensar no significado das palavras
Descobrir palavras
Viver as palavras e senti-las através do corpo, através da expressão
corporal.
Criação de performances a partir das palavras de cada um, através da expressão
dramática
Interligação de palavras com a estética através de várias atividades de
expressão plástica.
Descoberta de palavras
Escrita de textos criativos
Utilização do skype para videoconferência (ligação através do computador
e do telemóvel)
Descobrir as palavras através da poesia e de histórias
Filmes
Gravações audio
Muro de palavras
Instalações
Aprendizagens realizadas
Desenvolvimento de competências de leitura e escrita através do
contacto com linguagens artísticas diversificadas.
Ampliação das capacidades de
observação, sentir, analisar, selecionar, associar e criar através da
associação da palavra com a arte.
Desenvolvimento de competências,
aptidões e experiências que possibilitaram um melhor conhecimento de si próprio
e dos outros.
A experimentação e fruição das
linguagens artísticas potenciaram nos alunos o sentido crítico.
Desenvolvimento da criatividade,
da comunicação e do sentido estético.
Pontos
fortes
Elaboração de projectos trimestrais pelo artista Nuno Bernardo
Disponibilidade, à distância do artista em apoiar as propostas dos
docentes
O envolvimento dos alunos nas
tarefas e nos processos de trabalho propostos e o seu reconhecimento como construtores
criativos e reflexivos do seu próprio caminho.
Tanto alunos como docentes
reconheceram a necessidade da arte e entenderam a sua capacidade
transformadora.
Constrangimentos
A nível de equipamento informático
existiram muitas lacunas porque, para além dos computadores estarem
completamente obsoletos, as ligações à internet revelaram-se muito deficitárias
o que inviabilizou/dificultou a realização de algumas atividades.
Escassa
disponibilidade, presencial do
artista para conhecer a realidade da vida escolar dos alunos de modo a poder
acompanhar eficazmente o trabalho desenvolvido.
Dispersão das escolas o que dificultou o acompanhamento do
artista às mesmas
Ausência de formação para os docentes por parte da Culturgest
A não cedência de transporte para uma visita à Culturgest por
parte da autarquia depois de vários
meses de diligências junto da mesma
Abrantes, 14 de julho 2015