Avaliação

Relatório de avaliação

O programa ‘Materializar a Palavra’ expõe o desenvolvimento do projeto de parceria entre o Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes e o Serviço Educativo Portátil da Culturgest, através da mediação do colaborador e artista Nuno Bernardo, sob esse mesmo tema – Materializar a Palavra.

Objetivo

Dar corpo à “palavra” através da ligação de manifestações artísticas diversificadas.

Portefólio

Intervenientes

Escola / Docente
Ano de Escolaridade
Nº de alunos
EB António Torrado
Cândida Morgado
1º Ano
22
Fátima Filipe
Pré
24
EB de Chainça
Aldina Anastácio
2º Ano
20
Cristina Carias
2º Ano
19
Isabel Custódio
4º Ano
21
Lurdes Batista
4º Ano
21
Henriqueta Cardoso
Pré
25
EB de Rio de Moinhos
Isabel Trindade
3º Ano
20
Escola Dr. Manuel Fernandes
Leonor Aivado
8ºD
26
Anabela Diogo
Professora bibliotecária
José Lourenço
Professor bibliotecário


Dinamizadores

Artista Nuno Bernardo
Docentes das turmas
Professores bibliotecários

Processos utilizados

Técnicas de animação
Leituras em voz alta
Brincar com as palavras
Pensar no significado das palavras
Descobrir palavras
Viver as palavras e senti-las através do corpo, através da expressão corporal.
Criação de  performances a partir das palavras de cada um, através da expressão dramática
Interligação de palavras com a estética através de várias atividades de expressão plástica.
Descoberta de palavras
Escrita de textos criativos
Utilização do skype para videoconferência (ligação através do computador e do telemóvel)
Descobrir as palavras através da poesia e de histórias
Filmes
Gravações audio
Muro de palavras
Instalações

Aprendizagens realizadas

Desenvolvimento de competências de leitura e escrita através do contacto com linguagens artísticas diversificadas.
Ampliação das capacidades de observação, sentir, analisar, selecionar, associar e criar através da associação da palavra com a arte.
Desenvolvimento de competências, aptidões e experiências que possibilitaram um melhor conhecimento de si próprio e dos outros.
A experimentação e fruição das linguagens artísticas potenciaram nos alunos o sentido crítico.
Desenvolvimento da criatividade, da comunicação e do sentido estético.

Pontos fortes

Elaboração de projectos trimestrais pelo artista Nuno Bernardo
Disponibilidade, à distância do artista em apoiar as propostas dos docentes
O envolvimento dos alunos nas tarefas e nos processos de trabalho propostos e o seu reconhecimento como construtores criativos e reflexivos do seu próprio caminho. 
Tanto alunos como docentes reconheceram a necessidade da arte e entenderam a sua capacidade transformadora.        

Constrangimentos

A nível de equipamento informático existiram muitas lacunas porque, para além dos computadores estarem completamente obsoletos, as ligações à internet revelaram-se muito deficitárias o que inviabilizou/dificultou a realização de algumas atividades.
Escassa disponibilidade, presencial do artista para conhecer a realidade da vida escolar dos alunos de modo a poder acompanhar eficazmente o trabalho desenvolvido.
Dispersão das escolas o que dificultou o acompanhamento do artista às mesmas
Ausência de formação para os docentes por parte da Culturgest
A não cedência de transporte para uma visita à Culturgest por parte da autarquia  depois de vários meses de diligências junto da mesma


Abrantes, 14 de julho 2015